Adicionado aos favoritos

Museu Fazenda Juliana

Fazenda Vila Nova/RS

Casarão centenário que conta a história de parte da colonização do Vale do Taquari!
O local esta muito bem cuidado, mostrando realmente como era antigamente a vida dos nossos colonizadores.
Além de belas fotos, o visitante tem acesso ao museu que fica dentro da casa com um grande acervo de peças!
Sem contar a belíssima vista que o casarão tem para o açude da Fazenda Juliana.

Galeria de fotos

* fotos meramente ilustrativas

Consta que esta Fazenda foi fundada por Antonio Probace Augusto Ruy. Pertenceu ao Senhor Valeriano Francisco de Souza, casado com a Senhora Dona Juliana Maria de Menezes. Esta, após a morte do marido, assumiu a direção da Fazenda, ficando a mesma conhecida por seu nome. Desde então, a Fazenda continua na família, sendo passada adiante por herança. A casa-grande é constituída de quinze peças, oito janelas na frente, atingindo ao todo dezoito janelas.

Foi constituída com pau-a-pique, ripas de barro e cavacos, sem tijolo; isto, nas repartições internas. As paredes externas são construídas com pedras grandes, com largura de setenta centímetros. A madeira usada nas portas e janelas eram de cedro e louro. Também, sesta fazenda, haviam muitos escravos, existindo um tronco para açoitar os negros desobedientes. Contam que seu Procópio, filho de seu Valerianno, era uma pessoa de caráter muito cruel. Certa vez mandou açoitar um escravo até a morte e um negrinho implorou de joelhos para que ele não mandasse matar o negro. A veemente súplica de uma criança sensibilizou o senhor, que mandou suspender o castigo, sendo poupada a vida do infeliz negro.

Antigamente, havia uma tafona para a fabricação de farinha de mandioca e um moinho (movido à roda d’água) para produzir a farinha de milho. Também eram praticadas a agricultura, com o plantio de feijão, milho, arroz, cana-de-açúcar, e a pecuária, com a criação de gado bovino. Nos dias atuais, continuam as mesmas atividades econômicas, já com algum progresso técnico. A água da lagoa, que abastece as necessidades da fazenda, é movida por uma turbina onde há uma taipa construída e onde existem peixes e jacarés.

Fonte: Site Prefeitura de Fazenda Vila Nova

Tempo médio de visita

1 hora

Horários de atendimento

Horários

Aproveite a viagem e conheça nas proximidades

Envie suas imagens de Museu Fazenda Juliana

Selecione as fotos para enviar

Experiências inesquecíveis

Muito além dos passeios, conheça a cultura, gastronomia e belezas naturais da nossa região.

37

Municípios

239

Locais cadastrados

64

Locais com acesso gratuito

Conhece algum lugar que não consta em nosso site?

Indique para a gente.