Parque Histórico Municipal de Lajeado
Lajeado/RS
Inaugurado no dia 08 de novembro de 2002, com 20 mil metros quadrados, o Parque Histórico de Lajeado – Deutscher Kolonic Park, é um espaço cultural e turístico muito peculiar com concepção de aldeia-museu.
São 24 edificações – com escola, salão de baile, ferraria e moinho – possui a maior coleção de estruturas arquitetônicas construídas genuinamente em estilo enxaimel pelos imigrantes alemães entre 1860 e 1910.
Todo o processo de identificação, transferência, reconstrução e restauração destes prédios alemães para este simulacro de vila permitiu que se realizassem vários estudos de materiais de construção utilizados na metade do século XIX até a primeira década do século XX, qualificando os processos de preservação das casas que estavam condenadas a ação do tempo.
A partir deste espaço de memória ao ar livre, surgiu o Parque Histórico de Lajeado, que atrai visitantes de todos os locais. São turistas e o público local que gostam de contemplar a natureza, a arquitetura e todo o acervo histórico que o local possui.
O espaço tem potencial para atividades museológicas, promoção artística cultural, eventos gastronômicos, seminários, feiras e festivais relativos à cultura e turismo, como os diversos eventos que ocorrem durante, o ano. Já foi palco para a gravação do DVD ao vivo da Orquestra de Concertos Lajeado com Kleiton e Kledir e até cenários para projetos audiovisuais, como o filme “Paixão de Jacobina” do Diretor Fábio Barreto.