Adicionado aos favoritos

Parque Histórico Municipal de Lajeado

Lajeado/RS

Inaugurado no dia 08 de novembro de 2002, com 20 mil metros quadrados, o Parque Histórico de Lajeado – Deutscher Kolonic Park, é um espaço cultural e turístico muito peculiar com concepção de aldeia-museu.

São 24 edificações – com escola, salão de baile, ferraria e moinho – possui a maior coleção de estruturas arquitetônicas construídas genuinamente em estilo enxaimel pelos imigrantes alemães entre 1860 e 1910.

Todo o processo de identificação, transferência, reconstrução e restauração destes prédios alemães para este simulacro de vila permitiu que se realizassem vários estudos de materiais de construção utilizados na metade do século XIX até a primeira década do século XX, qualificando os processos de preservação das casas que estavam condenadas a ação do tempo.

A partir deste espaço de memória ao ar livre, surgiu o Parque Histórico de Lajeado, que atrai visitantes de todos os locais. São turistas e o público local que gostam de contemplar a natureza, a arquitetura e todo o acervo histórico que o local possui.

O espaço tem potencial para atividades museológicas, promoção artística cultural, eventos gastronômicos, seminários, feiras e festivais relativos à cultura e turismo, como os diversos eventos que ocorrem durante, o ano. Já foi palco para a gravação do DVD ao vivo da Orquestra de Concertos Lajeado com Kleiton e Kledir e até cenários para projetos audiovisuais, como o filme “Paixão de Jacobina” do Diretor Fábio Barreto.

Tempo médio de visita

1 - 2 horas

Horários de atendimento

Horários

Fale conosco

Como chegar

Av. Lourenço Mayer da Silva - Alto do Parque, Lajeado /RS
Abrir no Google Maps

Aproveite a viagem e conheça nas proximidades

Envie suas imagens de Parque Histórico Municipal de Lajeado

Selecione as fotos para enviar

Experiências inesquecíveis

Muito além dos passeios, conheça a cultura, gastronomia e belezas naturais da nossa região.

37

Municípios

239

Locais cadastrados

64

Locais com acesso gratuito

Conhece algum lugar que não consta em nosso site?

Indique para a gente.